Quem passou pelo Clube dos Subtenentes e Sargentos, conheceu a obra da escritora Noilves Araldi intitulada “Michèle – Um rastro de luz”. A narrativa traz fatos e histórias de uma mãe que perdeu sua filha precocemente. A escritora, formada em História Natural pela PUC-RS, reside em Curitiba e cursa a Oficina de Textos na Universidade da Maturidade Positivo. Porém, Noilves, seus filhos e seu esposo na época, Dr. Humberto Miranda Leal, viveram em Campo Alegre entre os anos 1978 e 2005, história essa narrada na obra da autora.
Noilves perdeu sua filha em junho de 2012, após a jovem sofrer um grave AVC. A dor e a ausência se tornaram companheiras e, para amenizar, decidiu voltar a estudar. Durante o curso, por incentivo da então professora Anita Zippin, surgiu a ideia de retratar a experiência em um livro e como ela mesma diz: “deixar esse legado para seus netos e familiares”. “Michèle – Um rastro de luz” é um livro repleto de emoções que busca, antes de tudo, auxiliar todas as pessoas que passam ou passaram por perdas familiares.
Além das experiências da autora, contando a historia de sua filha e de toda a família, o livro traz relatos de amigos, parentes e conhecidos, com fotos de todos os momentos da vida da homenageada, como maneira de preservar sua memória.